Após demissão em massa, metalúrgicos da GM de SJC aprovam greve por tempo indeterminado

Após demissão em massa, metalúrgicos da GM de SJC aprovam greve por tempo indeterminado
Foto: Sindicato dos Metalúrgicos/Divulgação

 

Metalúrgicos da General Motors (GM) de São José dos Campos entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (23), conforme anunciou o Sindicato dos Metalúrgicos. A decisão foi tomada em assembleia na manhã deste domingo (22), realizada em frente à sede da entidade.

 

No último sábado (21), trabalhadores da GM foram demitidos por meio de telegramas, o que motivou a convocação de uma assembleia em regime de urgência, que decidiu pela greve dos funcionários da montadora. Os funcionários decidiram que a condição para a volta ao trabalho deve ser o cancelamento de todas as demissões, bem como a estabilidade no emprego e manutenção dos postos de trabalho.

 

No sábado a GM encaminhou centenas de telegramas e e-mails anunciando demissões, com a alegação de queda nas vendas e nas exportações. Além dos trabalhadores de São José dos Campos, a greve foi aprovada nas unidades da GM em Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul, todas no Estado de São Paulo, e que também receberam o anúncio das demissões por telegramas.

 

Quebra no acordo

Os trabalhadores protestam também sobre a quebra no acordo firmado em São José dos Campos, entre a GM e o Sindicato, quando um layoff foi firmado em junho, e que garantiria estabilidade no emprego para todos da fábrica, até maio de 2024. O Sindicato alega que o acordo foi quebrado unilateralmente, e que as demissões foram feitas sem qualquer negociação prévia com a entidade.

 

Ainda, de acordo com os representantes dos trabalhadores, até o momento a empresa não informou quantos funcionários foram desligados, mas que estariam entre os demitidos, mulheres grávidas e pessoas com problemas de saúde.

 

Fábrica 100% parada – demissão em massa

Com a greve já aprovada neste domingo, os metalúrgicos afirmam que nesta segunda-feira (23) a produção da fábrica estará 100% paralisada. Uma nova assembleia está programada para ocorrer amanhã na porta da GM, a partir das 5h30, com trabalhadores dos três turnos.

 

A GM de São José dos Campos possui cerca de 4 mil trabalhadores, sendo que 1.200 estão em layoff. A fábrica produz os modelos S-10 e Trailblazer, além de motores e transmissão.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!