Avalanche de reclamações contra cobrança indevida de aposentados é registrada pelo Procon

Avalanche de reclamações contra cobrança indevida de aposentados é registrada pelo Procon, em São José dos Campos. De 1º de Janeiro até 21 de Fevereiro foram 161 reclamações, o que chamou a atenção dos técnicos do órgão de defesa do consumidor.

Seguradoras, instituições financeiras e associações debitam valores que os aposentados desconhecem. Essa cobrança indevida geralmente é feita na conta corrente ou poupança pela qual o consumidor recebe o benefício ou aposentadoria do INSS.

Quando se deparam com essa irregularidade, os consumidores relatam que buscam obter explicações com o agente responsável pelo desconto, porém os esclarecimentos são dificultados ou até mesmo negados.

Buscando intermediar tais conflitos e combater as práticas ilícitas, o Procon tem direcionado os questionamentos realizados pelos consumidores. Na maior parte dos casos, o dinheiro é devolvido e a cobrança é cancelada. Porém, existem situações em que as empresas fornecem contratos com a assinatura de adesão. No entanto, em posse destas respostas, os reclamantes afirmam que não assinaram tais documentos.

Download

Jesse Nascimento

Veja mais:

Presidente da Câmara de Guaratinguetá é ameaçado em ensaio de Carnaval