Em live, Anderson Farias reafirma: ‘não haverá Marcha da Maconha em São José’

Em live, Anderson Farias reafirma: 'não haverá Marcha da Maconha em São José'
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Jornalistas Livres/Web/Marcha da Maconha

 

Durante uma live realizada nesta quinta-feira (5), o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), reafirmou que a Marcha da Maconha, programada para sábado (7), não será realizada, apesar de os organizadores continuarem desafiando a lei aprovada na Câmara no último dia 28. O prefeito disse ainda que a postura dos organizadores é antidemocrática e que “isso é ataque à democracia, é não querer cumprir nenhuma norma. A cidade tem leis, tem regras”.

 

A Marcha da Maconha está mantida e vai acontecer, de acordo com a organização. Em nota pública redigida e assinada pela comissão organizadora, os apoiadores do movimento afirmaram que o proibicionismo “alimenta guerras, gera violência contra negros e pobres e produz encarceramentos em massa”.

 

O evento está marcado para este sábado (7), a partir das 10h, com saída da Praça Afonso Pena, centro de São José. Com temática de ‘Descriminaliza o Pobre: Planta Legal, no SUS e no Quintal’, a marcha começa com uma roda de conversa com especialistas no tema.

 

Decisão do STF

Os organizadores se amparam em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2011, quando a Corte analisou a matéria e afirmou que a manifestação pode ser realizada com “comunicação prévia, organização pacífica e sem uso da substância durante o ato”.