Trabalhadores da Avibras em Jacareí mantêm greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Avibras em Jacareí mantêm greve por tempo indeterminado
Foto: Roosevelt Cássio/SIndmetalSJC

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e os trabalhadores da Avibras, em Jacareí, decidiram manter por tempo indeterminado a greve iniciada na quarta (6). A princípio, a paralisação seria de 24 horas.

 

A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta quinta-feira (7), para pressionar a direção da fábrica a reintegrar os funcionários que haviam sido demitidos e a pagar os salários que estão atrasados.

 

Na quarta-feira (6), o sindicato protocolou um comunicado de descumprimento de decisão judicial pela Avibras na 1ª Vara do Trabalho de Jacareí.

 

Reintegração de funcionários demitidos

Em decisão tomada no último domingo (3), a Justiça do Trabalho concedeu uma liminar de suspensão da demissão em massa de 420 funcionários realizada pela Avibras, de Jacareí, no mês de março.

 

A ação da suspensão foi movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Em sua decisão, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Jacareí, Adhemar Prisco da Cunha Neto, declara que “sejam imediatamente restabelecidas as obrigações contratuais, com efeitos retroativos a 18 de março”, data em que a Avibras demitiu os trabalhadores.

 

O juiz determinou que a Avibras estará sujeita à multa de R$ 100 por trabalhador, caso a decisão não seja acatada. A empresa ainda terá direito a recorrer.

 

A Avibras afirmou que as demissões tiveram como motivo ações de “reestruturação organizacional” na empresa, tendo sido fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, sobretudo em aspectos financeiros, com “a postergação de negociações em contratos de exportação e redução significativa nas vendas”.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias