Bolsonaro ignora vitória de Lula, diz que vai cumprir a Constituição e indica Ciro Nogueira para transição

Bolsonaro ignora vitória de Lula, diz que vai cumprir a Constituição e indica Ciro Nogueira para transição
Foto: Evaristo Sá/AFP

 

O Presidente Jair Bolsonaro (PL), concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (1º), em Brasília, mais de 44 horas após o resultado das eleições do último domingo (30), que deram a vitória ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Tamanha demora para que um candidato à presidência reconheça a derrota em um pleito, é fato inédito no país desde a redemocratização, em 1985.

 

Em um curto pronunciamento, Bolsonaro começou agradecendo os mais de 58 milhões de votos recebidos no segundo turno das eleições, mas não fez nenhuma menção à vitória de Lula, sobre o processo de transição, e muito menos, se reconhecia a derrota no pleito de domingo (30).

 

Afirmou que as manifestações de caminhoneiros que acontecem pelo país, é fruto de um sentimento de justiça e indignação pela forma que se deu o processo de eleição.

 

Disse ainda que é a favor de manifestações pacíficas, mas que os métodos defendidos por ele, não podem ser iguais às pautas, que em sua opinião, são de movimentos da ‘esquerda’, como invasão de propriedades, destruição do patrimônio, e o direito de ir e vir.

 

O presidente também citou que sempre foi rotulado de antidemocrático e disse que sempre jogou dentro das 4 linhas da constituição. Bolsonaro encerrou sua fala dizendo que irá continuar defendendo a constituição. Disse que nunca falou em controlar a mídia e as redes sociais.

 

“É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros, que como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira”.

 

Ciro Nogueira inicia transição de poder

Logo após a fala do presidente, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que dará início à transição de governo, conforme autorizado por Bolsonaro.

 

Segundo Ciro, com base na Lei o governo irá iniciar o processo de transição,  e que a presidente do PT Gleisi Hoffmann, informou que quinta-feira (03), o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin será formalizado, para que então seja dado início do cumprindo a lei de transição de cargo.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!