
A Prefeitura de Caçapava anunciou duas medidas nesta semana, para evitar o avanço da febre amarela no município, doença que matou um homem de 52 anos na cidade neste ano. Ele morava no bairro Piedade.
A Secretaria de Saúde de Caçapava anunciou a ampliação da faixa etária que pode ser vacinada e a extensão dos horários de vacinação nos postos de saúde, para que mais pessoas consigam se vacinar com o horário mais flexível de atendimento.
Ampliação da faixa etária
A Prefeitura de Caçapava ampliou a faixa etária das pessoas que podem tomar a vacina contra a febre amarela. Agora, além do público alvo – pessoas de 5 a 59 anos de idade – podem se vacinar:
- Crianças a partir de 6 meses: crianças entre 6 e 8 meses recebem a “dose zero”, que não substitui a dose oficial aos 9 meses;
- Pessoas com 60 anos ou mais: devem procurar uma unidade de saúde para avaliação profissional. Se a vacinação for recomendada, dirigir-se a uma sala de vacina com a autorização assinada pelo profissional de saúde;
- Gestantes: apenas em casos de alto risco de exposição ao vírus, como residentes em áreas rurais próximas a matas;
- Mulheres amamentando bebês de até 6 meses: devem suspender a amamentação por pelo menos 10 dias após a vacinação, com orientação sobre extração e armazenamento do leite.
Além disso, a prefeitura recomenda a vacinação a moradores da zona rural, quem vai viajar para áreas de transmissão, ou para outros países e quem não sabe se já tomou a vacina.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.