Câmara de São José adia votação de texto que visa autorizar ensino domiciliar na cidade

Câmara de São José adia votação de texto que visa autorizar ensino domiciliar na cidade
Foto: Carlos Santos/G1

 

A Câmara de São José dos Campos adiou a votação do projeto que visa autorizar a Prefeitura a instituir a educação domiciliar no município.

 

A votação ocorreria na sessão ordinária dessa quinta-feira (17), mas foi adiada a pedido do vereador Zé Luís (PSD), líder do governo Anderson Farias (PSD) na Câmara.

 

O texto é de autoria do ex-vereador Dr. Elton (PSC), que teve o mandato cassado por infidelidade partidária e foi eleito deputado estadual. A proposta tem coautoria do vereador Thomaz Henrique (Novo).

 

Na justificativa, Dr. Elton afirma que a medida visa “ampliar ainda mais este leque de oportunidades, criando a alternativa de uma integração da família com a escola e vice-versa, atribuindo a ambos a responsabilidade comum na educação de crianças, jovens e adolescentes”.

 

A proposta, no entanto, recebeu parecer contrário da Assessoria Jurídica, que é um órgão técnico da Câmara. O apontamento foi de que, segundo a Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

 

O órgão técnico apontou ainda que, embora seja apenas autorizativo – ou seja, o projeto não obrigaria a Prefeitura a instituir o ensino domiciliar no município -, o texto viola o princípio constitucional da independência e harmonia entre os poderes.

 

Homeschooling.

O homeschooling, termo em inglês que representa o ensino domiciliar, não é permitido atualmente no país porque em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que não há lei que o regulamente.

 

Tramita no Congresso Nacional um projeto que visa regulamentar o ensino domiciliar no país. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e passará pela análise do Senado.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!