Comércio da RMVale espera vender 8% a mais no Natal de 2023

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Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

O final de ano é o melhor período de vendas para o comércio. Os consumidores estão com mais dinheiro disponível para as compras por causa do 13º salário e há um apelo emocional pela data.

 

Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), o lojista pode esperar um Natal 8% melhor que no mesmo período de 2022. As projeções otimistas estão baseadas, principalmente na queda da taxa de desemprego e pela geração de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir.

 

Variação de preços

O grupo alimentação e bebidas tem sido um dos principais responsáveis pelo processo de desaceleração inflacionária. No acumulado dos últimos 12 meses, o segmento exibiu variação de apenas 0,36% e itens importantes do dia a dia registraram forte deflação como é o caso das carnes (-12,03%).

 

Pensando na ceia de Natal, entre os itens que ficaram mais caros, destaque para o tomate (46,36%), cenoura (26,81%); pimentão (18,11%); azeite de oliva (17,56%); ovo de galinha e arroz, cujos preços subiram pouco mais de 15% em relação ao ano passado. Por outro lado, estão mais baratos o óleo de soja (-33,50%); a cebola (-17,26%); a costela e o contrafilé com queda de cerca de 14,7% e o frango em pedaços (-10,59%).

 

Sobre os itens preferidos na hora de presentear, a má notícia é que apenas itens de alto valor agregado ficaram mais baratos, como os televisores e o computador pessoal. Entre os itens que surgem como boas opções por terem subido menos que a inflação geral estão o relógio de pulso, bicicleta, brinquedos e itens de vestuário como a bermuda masculina e blusa.

 

Outros itens ligados ao vestuário, calçados e acessórios, normalmente os preferidos na hora de presentear, subiram levemente acima da inflação, como a camisa/camiseta masculina (7,48%), a joia (6,68%) e o sapato feminino (7,18%). Finalizando a lista de itens mais desejados e buscados e que estão mais caros em relação a 2022 estão o perfume (13,74%), livro não-didático (12,91%), e o sapato masculino (12,58%).

 

Horário de funcionamento

A partir do dia primeiro de dezembro o comércio já pode ampliar o horário de funcionamento das 7h às 23h. Lembrando que a primeira parcela do 13º salário cai na conta dos trabalhadores, obrigatoriamente, no dia 30 de novembro, e muitos consumidores já começam a fazer as compras de Natal. Nos dias 24 e 31 de dezembro é permitida a abertura das lojas das 7h às 18h.

 

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