Jacareí declarou estado de emergência e alerta epidemiológico em razão do aumento expressivo de casos de dengue na cidade. Até o momento, foram registradas quatro mortes pela doença e mais de 800 casos confirmados neste ano. O decreto foi assinado pelo prefeito Celso Florêncio (PL) antes do Carnaval, na quarta-feira (27), permitindo a adoção de medidas emergenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Com a nova determinação, a Administração Pública Municipal pode implementar ações imediatas de combate à dengue. Entre as iniciativas, a Prefeitura iniciou, na sexta-feira (28), a utilização do fumacê para ajudar na eliminação do mosquito. A nebulização espacial ocorre por meio de um veículo que circula pelas ruas realizando a aspersão de água com larvicida, sem a queima de óleo mineral, conforme recomendação das autoridades de Saúde.
O serviço será aplicado em todas as regiões do município, seguindo um cronograma elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Saúde, priorizando os bairros mais afetados pela doença. Os primeiros locais contemplados são Quilombo Coração Valente e Lagoa Azul.
Além do fumacê, a Prefeitura intensificou outras medidas preventivas, como a nebulização individualizada dentro dos imóveis, visitas casa a casa e a operação cata-treco. A cidade também ampliou o uso de drones para o mapeamento e pulverização de larvicida em áreas estratégicas, reforçando o combate ao vetor da dengue.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.