Lei transforma Guarda Civil de Caçapava em Polícia Municipal

Lei transforma Guarda Civil de Caçapava em Polícia Municipal
Foto: Reprodução

Foi publicada na quinta-feira (20), no Diário Oficial, a lei que altera a nomenclatura da Guarda Civil de Caçapava para Polícia Municipal de Caçapava. A mudança amplia as atribuições do órgão, que agora terá a responsabilidade de executar ações de segurança urbana, incluindo o policiamento preventivo e ostensivo comunitário, além de mediar conflitos e promover o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.

A nova legislação mantém as competências já previstas na Lei Municipal nº 5.097, de 22 de dezembro de 2011, e respeita as atribuições dos demais órgãos de segurança pública, conforme o artigo 144 da Constituição Federal. A Polícia Municipal não exercerá funções de polícia judiciária e estará sujeita ao controle externo do Ministério Público.

MP-SP discorda

Na última terça-feira (18), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acolheu um pedido de liminar do Ministério Público para a suspensão da lei que trocou o nome da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo para Polícia Municipal.

A lei proposta pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi aprovada na semana passada na Câmara Municipal de SP, com 42 votos favoráveis ao projeto e apenas 10 contra.

Até o momento, o MP-SP já conseguiu 15 liminares derrubando as propostas semelhantes em outras cidades como Cruzeiro, São Sebastião, Itaquaquecetuba e Vinhedo, por exemplo.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.