O balanço divulgado semanalmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre a qualidade das praias paulistas, apontou que o Litoral Norte está com onze praias impróprias para banho.
Em todo o litoral paulista são 40 praias impróprias, sete a menos que o último dado divulgado na semana passada, quando a análise da Cetesb apontou 50 praias impróprias. O Litoral Sul responde pela maioria dos espaços inadequados com 30 praias impróprias para banho, contra 10 do Litoral Norte composto pelos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Ubatuba
- Rio Itamambuca
- Itaguá (os dois trechos)
- Perequê – Mirim
- Maranduba
Caraguatatuba
- Cocanha
- Prainha
São Sebastião
- Arrastão
- Pontal da Cruz
- Una
Ilhabela
- Itaquanduba
A Cetesb divulga semanalmente a relação do número de bactérias encontradas na água, que define a balneabilidade das praias.
Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias, a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Após essa análise, os locais não recomendados para banho são sinalizados com a bandeira vermelha.
Segundo o órgão, o recomendado é não tomar banho nas águas das praias que estiverem sinalizadas, já que elas podem causar riscos à saúde dos banhistas. A mesma recomendação também passou a ser feita pelo Governo do Estado a fim de que os banhistas evitem tomar banho de mar após episódios de fortes temporais. A recomendação passou a ser feita após o litoral registrar um surto de virose no início deste ano.
A lista completa das praias paulistas impróprias para banho pode ser conferida no site Mapa de Qualidade das Praias. O balanço é divulgado semanalmente pela Cetesb e a próxima atualização será na quinta-feira (27).
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.