Moraes suspende reintegração de posse no Banhado em SJC

banhado sjc moradores
Foto: Divulgação/PMSJC

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da ordem de reintegração de posse no Parque do Banhado em São José dos Campos. A medida atende a um pedido da Defensoria Pública.

 

A decisão em caráter liminar tem efeito imediato e foi publicada na noite desta quarta-feira (4).

 

Com isso, a administração municipal não pode retirar os moradores que moram no local, que havia sido determinado pela Justiça no fim de dezembro. A decisão obrigava a desocupação da área de preservação ambiental, onde cerca de cinco famílias moram atualmente.

 

Depois da decisão inicial do Tribunal de Justiça, a prefeitura montou um plantão de atendimento aos moradores do Banhado que desejarem aceitar a proposta de desocupação. Até esta semana, foram apenas três adesões.

 

A prefeitura de São José dos Campos informou que respeita o Poder Judiciário e as decisões tomadas, e que vai manifestar quando for intimada e tomar conhecimento dos fundamentos da decisão.

 

A área é alvo de uma disputa entre a prefeitura e os moradores há anos. A gestão pede a desocupação, mas teve dois dos pedidos negados. A Defensoria pediu a regulamentação fundiária, com a manutenção dos moradores e o processo corre na Justiça. Na situação em que os processos estão, o local não poderia ter intervenções.

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!