Será realizada ao meio dia desta terça-feira (18), a assembleia geral de credores da Avibras. A reunião, realizada por videoconferência foi convocada pela 2ª Vara Cível da Comarca de Jacareí, onde tramita o processo de recuperação judicial.
A primeira tentativa de assembleia, no dia 11, foi suspensa por falta de quórum. Dessa vez, acontecerá independentemente do número de participantes.
Atualmente, estima-se que a Avibras tenha R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Três anos
Os trabalhadores da Avibras Indústria Aeroespacial, localizada em Jacareí, completam, nesta terça-feira (18), três anos de luta por empregos e salários. Essa é uma das mais extensas mobilizações em 69 anos de história do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas.
A luta começou em 18 de março de 2022, quando a empresa demitiu 420 empregados sem negociação prévia. O Sindicato conseguiu reverter os cortes na Justiça, e os trabalhadores passaram por seis programas de layoff (suspensão temporária dos contratos).
Hoje, cerca de 900 metalúrgicos da Avibras seguem sem perspectiva. Em recuperação judicial, a empresa enfrenta a pior crise de sua história. Apesar de ser classificada como estratégica pelo Ministério da Defesa, a produção em larga escala está paralisada desde 2020.
Atualmente, a Avibras deve 23 salários aos funcionários, que estão em greve desde 9 de setembro de 2022 – a mais longa da categoria.
Tentativas de venda
Em 2024, negociações para vender a Avibras à australiana DefendTex e a um investidor brasileiro fracassaram.
Em janeiro, a Avibras informou ao Sindicato que mantém tratativas avançadas com a saudita Black Storm Military Industries, mas ainda não há detalhes sobre o andamento das negociações.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.