Prefeitura de SJC oferecerá cursos gratuitos de capacitação para demitidos da GM

Prefeitura de SJC oferecerá cursos gratuitos de capacitação para demitidos da GM
Foto: Reprodução/SindmetalSjc

 

A Prefeitura de São José dos Campos informou na quarta-feira (25) que oferecerá especialmente aos 800 trabalhadores demitidos pela GM, cursos gratuitos de capacitação e requalificação profissional dentro do programa ‘Qualifica São José’. De acordo com o Poder Executivo, o objetivo é garantir a reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho. Os títulos e o início das inscrições serão anunciados em breve.

 

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico comunicou também que está acompanhando a situação de perto e que segue em contato permanente com a direção da GM e com o Sindicato dos Metalúrgicos.

 

Demissões

A General Motors (GM) demitiu 800 funcionários da fábrica da empresa em São José dos Campos, desde o início do envio de telegramas e e-mails que pegaram de surpresa os metalúrgicos no último sábado (21). A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos que recebeu o comunicado da empresa apenas na noite de terça-feira (24).

 

A greve contra as demissões entrou hoje (26) em seu quarto dia. De acordo com a montadora, o número de colaboradores dispensados representa 20% da fábrica da cidade.

 

Os funcionários da unidade em São José dos Campos realizaram um ato, em frente à fábrica na quarta-feira (25), contra as demissões realizadas pela montadora. Em gesto simbólico, eles penduraram cerca de 100 uniformes de trabalho com mensagens de protesto na portaria da unidade.

 

O sindicato critica a postura da empresa, pois segundo a entidade, em junho deste ano, GM e representantes dos trabalhadores firmaram um lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) com garantia de estabilidade nos empregos, que teria sido quebrado unilateralmente pela companhia.

 

A fábrica de São José dos Campos possui cerca de 4 mil trabalhadores e produz 150 carros por dia, sendo que 1,2 mil estavam em lay-off.

 

São produzidos na unidade os modelos de veículos S-10 e Trailblazer.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!