São José prorroga por mais 12 meses contratos de ônibus

Suspeito de assediar adolescente em ônibus SJC é detido
Foto: Divulgação/PMSJC

 

Sem conseguir destravar a nova concessão do transporte público, a Prefeitura de São José dos Campos prorrogou por mais 12 meses os contratos com as três empresas que operam o serviço no município.

 

A prorrogação dos contratos da Expresso Maringá, da Saens Peña e da Joseense foi assinada na última sexta-feira (21) e publicada no diário oficial do município nessa segunda-feira (24).

 

Essa já é a segunda prorrogação dos contratos, que inicialmente deveriam ter sido encerrados em fevereiro de 2021.

 

Em 2020, 2021 e 2022 a Prefeitura tentou, sem sucesso, concluir a licitação para definir as novas empresas que iriam operar o sistema de ônibus no município. Os fracassos foram motivados, principalmente, pela falta de interesse do mercado nos modelos propostos.

 

O primeiro modelo – elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que recebeu R$ 2,465 milhões da Prefeitura – era de uma concessão tradicional, com o sistema dividido em dois lotes. Apenas o Grupo Itapemirim apresentou proposta, mas o contrato não foi adiante pois a empresa não comprovou que seria capaz de entregar o que era exigido.

 

Depois, já na reta final do governo Felicio Ramuth (PSD), o primeiro modelo foi descartado e foi sugerido um segundo, no qual a Urbam (Urbanizadora Municipal) iria alugar os veículos, e outra empresa, definida em uma segunda licitação, iria operar os ônibus.

 

O edital previa a locação de 350 veículos elétricos por 16 anos, em um contrato que poderia custar até R$ 2,688 bilhões nesse período. Mas a única empresa interessada acabou inabilitada na fase de documentação. Desde então, nem a Prefeitura e nem a Urbam anunciaram qualquer novo passo para tentar resolver o impasse que já se arrasta há mais de dois anos.

 

Esse segundo modelo não garante as três melhorias que haviam sido prometidas inicialmente, no sistema projetado pela FGV: aumento na frequência dos ônibus (agora, haverá redução da frota), menos lotação (os novos veículos serão menores que os atuais) e redução da tarifa (o modelo tarifário ainda não foi detalhado).

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!