SJC inicia vacinação de rebanhos contra aftosa e outras doenças

SJC inicia vacinação de rebanhos contra aftosa e outras doenças
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

Começou nesta terça-feira (1) a vacinação gratuita de rebanhos contra a febre aftosa, raiva e manqueira em SJC. A campanha vai até 30 de novembro e atende pequenos produtores rurais do município.

 

Serão disponibilizadas um total de 30 mil doses para imunização, sendo 10 mil doses para cada doença. Duas equipes técnicas de veterinários e auxiliares vão atender os produtores diretamente nas propriedades rurais.

 

Serão vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades.

 

Os produtores já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura de São José para agendamento da vacinação. Caso não sejam acionados até o dia 23 de novembro, será necessário ligar na Central 156 ou comparecer em uma das unidades do Ponto Rural para solicitar o atendimento.

 

São José dos Campos é uma das únicas cidades do Brasil que oferece a vacinação gratuita e equipe técnica para aplicação.

 

A vacinação contra a aftosa é obrigatória. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária do Estado pode ser multado.

 

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores.

 

Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite.

 

A febre aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados.

 

Declaração

Neste ano, a Prefeitura também vai disponibilizar nas unidades do Ponto Rural serviço para auxiliar os produtores no preenchimento e envio da declaração de vacinação, que deve ser remetida à Defesa Agropecuária de São Paulo.

 

O serviço vai funcionar das 8h às 12h e das 13h30 às 17h de segunda à quinta-feira na unidade do Ponto Rural no Alto da Ponte, região norte, e nas sextas-feiras em São Francisco Xavier.

 

A declaração de vacinação deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).

 

Mais informações:

Ponto Rural Alto da Ponte

  • Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte.
  • Tel. (12) 3911-6915

 

Ponto Rural São Francisco Xavier

  • Rua XV de Novembro, 1.900, Centro.
  • Tel. (12) 3926-1790

 

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

  • Tel. (12) 3878-9534

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!