SJC vai ampliar em 57% o número de câmeras no Parque da Cidade

SJC vai ampliar em 57% o número de câmeras no Parque da Cidade
Foto: Charles de Moura/PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar em 57% a quantidade de câmeras inteligentes de monitoramento instaladas no Parque da Cidade, em Santana, na região norte.

 

Principal parque do município, que ocupa área de cerca de um milhão de metros quadrados, o Parque da Cidade terá mais oito novas câmeras de vigilância, passando o total de equipamentos de 14 para 22, segundo a prefeitura.

 

As imagens são captadas e monitoradas 24 horas por dia pelas equipes das forças de segurança junto ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José, instalado no Parque Tecnológico, na zona leste.

 

Além das câmeras, a segurança do Parque da Cidade também é realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal), por meio de patrulhamento preventivo, todos os dias, 24h por dia, segundo a prefeitura.

 

Corpo encontrado no Parque

A ampliação das câmeras de vigilância no Parque da Cidade é confirmada após o encontro de um corpo enforcado e em estado avançado de decomposição, no último sábado (21), em uma área de difícil acesso do local.

 

O corpo pode ser o do universitário joseense Leonardo do Prado Moreno, 22 anos, que está desaparecido desde 23 de dezembro do ano passado. Roupas e objetos encontrados ao lado do corpo foram confirmados como sendo do estudante.

 

No entanto, apenas um exame de DNA irá confirmar em definitivo a identidade do corpo.

 

O caso se soma a outras ocorrências que fizeram a prefeitura ser cobrada a aumentar a segurança no Parque da Cidade.

 

Casos

Nos últimos anos, outros crimes foram registrados no Parque da Cidade, inclusive a morte de um Guarda Municipal, em 2016. Na oportunidade, o servidor de 42 anos trocou tiros com bandidos e acabou assassinado.

 

O local também já foi alvo de queixas de furtos de veículos. Antes da pandemia do coronavírus, muitos registros foram feitos por frequentadores, que deixavam os carros estacionados no local e, quando voltavam, não encontravam mais os veículos. Até casos de roubos já foram registrados no local.

 

Em março de 2020, ainda no início da pandemia, um jovem de 22 anos desapareceu dentro do Parque da Cidade e nunca mais foi encontrado.

 

Em setembro de 2021, um homem que estava no local foi vítima de perseguição e agressão em um banheiro público do parque. O criminoso estrangulou a vítima com um cinto.

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!