
A aprovação no Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, agora é obrigatória para o exercício da profissão no Brasil. A Medida Provisória estabelecendo a nova exigência foi assinada pelo Governo Federal nesta sexta-feira, dia 19.
Pela nova regra, os estudantes que iniciarem a faculdade de medicina a partir da publicação do texto só obterão o registro do Conselho Regional de Medicina, o CRM, se alcançarem a nota mínima no exame de proficiência. O objetivo do Ministério da Educação é garantir a qualidade técnica dos profissionais de saúde, logo após mais de 50 cursos sofrerem punições recentes por conta de um baixo desempenho. Em edições anteriores, cerca de 13 mil recém-formados ficaram abaixo do nível mínimo de qualidade exigido.
A partir de agora, o Enamed passa a ter edições semestrais. A nota também será utilizada na primeira etapa do Revalida, voltado para médicos formados no exterior, e em seleções de residência médica. Para a edição deste ano, as inscrições terminam no dia 29 de junho e as provas acontecem no dia 13 de setembro, mas os resultados servirão apenas para avaliação e monitoramento dos alunos que já estão matriculados.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
