Censo aponta que a RMVale tem 2,5 milhões de habitantes

São José assume a 4ª posição no ranking estadual do ICMS
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

 

Os 39 municípios do Vale do Paraíba têm juntos a população de 2,506 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022 divulgado nesta quarta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número é 10,6% maior em relação ao registrado no Censo 2010 (2,265 milhões).

 

São José dos Campos é o município mais populoso da região, seguido de Taubaté e Jacareí. O município que apresentou maior taxa de crescimento anual desde o Censo 2010 foi Caraguatatuba, com 2,85%.

 

Dez municípios apresentaram variação negativa em relação ao censo anterior e atualmente têm menos habitantes do que há doze anos. São eles: São Luis do Paraitinga, Areias, Arapeí, São José do Barreiro, Bananal, Campos do Jordão, Piquete, Cruzeiro, Queluz e Aparecida. Este último apresentou a maior queda em números absolutos (-2.438 habitantes).

 

No estado de São Paulo, a população saltou de 41,2 milhões para 44,4 milhões. O estado concentra um quinto (21,8%) da população brasileira e é o mais populoso do país. No Brasil, a população cresceu 6,5%, entre 2010 e 2022, e chegou a 203,1 milhões.

 

O censo demográfico realizado pelo IBGE é a maior pesquisa estatística do país. Os dados são coletados a cada dez anos por pesquisadores do instituto que batem à porta dos domicílios de todos os 5570 municípios brasileiros para levantar informações sobre a população. O último censo era para ter sido coletado em 2020, mas em razão da pandemia, foi adiado para 2022.

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!