IPTU: São José inicia distribuição dos carnês

Prefeitura de São José inicia distribuição dos carnês de IPTU
Foto: Divulgação/PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou ontem a distribuição dos 254 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A cota única e a primeira parcela vencem entre 21 a 25 de fevereiro, conforme consta em cada carnê.

 

Segundo a prefeitura, quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 7,5%, com vencimento entre os dias 21 a 25 de fevereiro, conforme consta no carnê. O valor também poderá ser parcelado em até 10 vezes.

 

Pela primeira vez o imposto poderá ser via PIX. A gestão ainda ressalta que, em decorrência da pandemia da Covid-19, podem acontecer atrasos no recebimento do carnê do IPTU. Contudo, os contribuintes que quiserem já podem acessar a segunda via pelo site da prefeitura.

 

Neste ano, o valor do IPTU sofreu um reajuste médio de 14%, comparado a 2021, depois da aprovação de uma lei, proposta pelo prefeito Felicio Ramuth, que revisou a planta genérica de valores imobiliários.

Isenção do IPTU

Segundo a prefeitura, o número de isenções foi ampliado este ano. O pedido de isenções, revisões e reduções pode ser realizado por meio do Site da prefeitura, ou presencialmente na Prefeitura até o vencimento da primeira parcela, sob pena de perda do benefício.

Confira os novos isentos:

  • Para desempregado que é proprietário de um único imóvel, utilizado como moradia própria, classificado como (casa) Tipo 10 – Padrão 1 e 2 ou Tipo 20 (apartamento) padrão 1, ou proprietário de um único terreno com área de até 600 metros quadrados;
  • Para aposentado e pensionista com renda de até dois salários mínimos e que possua um único imóvel residencial de sua exclusiva propriedade que lhe sirva de moradia, classificado como (casa) Tipo 10 – Padrão 1 e 2 ou Tipo 20 (apartamento) padrão 1;
  • Isenção para participantes do Pró-Trabalho;

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias