A Prefeitura de São José dos Campos confirmou, na noite desta terça-feira (18), a primeira morte por febre amarela no município. A vítima, que não estava vacinada, era moradora da cidade e trabalhava em Caçapava.
A gestão municipal não passou detalhes do sexo e idade da vítima que morreu pela doença na cidade. Mas destacou a importância da população em procurar um posto de saúde e se vacinar contra a doença cujas doses estão disponíveis em todas as UBSs da cidade.
“A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional e é recomendada para pessoas a partir de 9 meses de idade. Quem já tomou uma dose ao longo da vida não precisa de reforço”, destacou a Prefeitura.
Duas mortes por febre amarela no Vale em menos de um mês
A morte confirmada em São José dos Campos ocorre menos de um mês após a vizinha Caçapava registrar a primeira morte por febre amarela no Vale do Paraíba, no dia 21 de fevereiro. A vítima foi um homem de 52 anos, morador do bairro Piedade, que teria contraído a doença na região da Serrinha, divisa com Jambeiro.
Diante do aumento do risco de transmissão da febre amarela e do crescimento dos casos de dengue, a Prefeitura de Caçapava declarou estado de emergência e alerta epidemiológico.
A febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus e atualmente presente nas áreas silvestres.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.