Os serviços de iluminação e limpeza pública em São José dos Campos continuam bem avaliados pela população, de acordo com a pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro trimestre deste ano.
No total, 74,8% consideram positivo o serviço de iluminação pública, com nota 757, considerado alto grau de satisfação. Esta nota cresceu em relação à pesquisa anterior, com avaliação 728. O serviço está na quarta posição em relação aos 16 prestados no município.
No caso da limpeza pública, 75,5% dos entrevistados apontaram o serviço como positivo, com nota 756, mesma apontada no trimestre anterior. Este item é o quinto na pesquisa. Já o serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor em várias pesquisas seguidas.
A troca da iluminação a vapor por LED, a manutenção deste serviço, assim como a limpeza pública são realizados pela Urbam. A empresa também realiza diversos tipos de coleta de lixo como a seletiva, eletroeletrônicos, pilhas e baterias e de resíduos da saúde, sendo que a coleta comum é feita por empresa terceirizada.
O Indsat mede a satisfação dos munícipes com 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:
- INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
- INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
- INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
- INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
- INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.
Download | Léo Poli | R3 Notícias