SJC confirma segundo caso positivo de raiva em 2022

SJC confirma segundo caso positivo de raiva em 2022
Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de São José dos Campos confirmou na última segunda-feira (17) o segundo caso positivo de raiva animal na cidade. A vítima, uma égua, foi sacrificada em uma clínica veterinária particular no dia 7 de outubro, após apresentar os primeiros sintomas.

 

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recebeu o documento de óbito do animal no último dia 10 e fez a notificação de suspeita da doença. O laudo técnico confirmando o caso veio nesta segunda. O equino estava no bairro do Sobrado, região norte do município.

 

A família responsável pelo animal havia sido orientada dias antes a procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou o Hospital Municipal para a aplicação de vacinas, sorologia e realizar uma avaliação médica. Entretanto, os responsáveis decidiram aguardar a confirmação do diagnóstico.

 

Uma semana depois, a prefeitura afirmou que visitou à propriedade dos tutores do equino infectado, confirmando a doença e orientando novamente a procura de uma unidade de saúde para vacinação e avaliação. Os membros da família que tinham contato com a égua não apresentaram sintomas e seguem, até o momento, monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

 

Este foi o segundo caso de raiva animal positivo confirmado na cidade. O primeiro aconteceu no dia 23 de setembro, em um cachorro, no bairro Primavera 2, na região leste. Acostumado a caçar, o animal vinha apresentando sinais da doença após comer um morcego. Dias depois, com a piora dos sintomas ele acabou sacrificado.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!