Universidade de Taubaté não cobra aluguel da Prefeitura por 3 imóveis

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Foto: Divulgação/Prefeitura de Taubaté

 

A Prefeitura de Taubaté utiliza atualmente três imóveis de propriedade da Unitau (Universidade de Taubaté). Não há, no entanto, cobrança de aluguel por eles.

O principal imóvel dessa lista é o Palácio do Bom Conselho, que é usado como sede da Prefeitura. A permissão de uso vai até setembro de 2026. O espaço, originalmente, era usado pelo Departamento de Enfermagem da universidade. A Prefeitura já anunciou que pretende deixar de usar o imóvel e construir uma nova sede, avaliada em R$ 36 milhões, no estacionamento da Rodoviária Nova.

A relação também inclui um imóvel na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, onde funcionam o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, e a área das quadras poliesportivas do complexo da CTI.

Patrimônio da Universidade de Taubaté

Ao todo, o patrimônio da Unitau conta com 36 imóveis, que juntos valeriam pelo menos R$ 130 milhões.

A universidade pretende vender três desses imóveis em 2022 e arrecadar, ao menos, R$ 27,9 milhões. Dois deles ficam em Taubaté. Um deles é o prédio que abrigava o Departamento de Informática, no Jardim Santa Clara, avaliado em R$ 16,4 milhões. O outro é o prédio que abriga a PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), no Centro, avaliado em R$ 8,5 milhões. O terceiro é a Casa de Ubatuba, avaliada em R$ 3 milhões.

A universidade alega que os imóveis têm alto custo de manutenção. Em março desse ano, a Unitau já vendeu o Campus de Ubatuba por R$ 8,6 milhões.

Parte do valor arrecadado com a venda dos três imóveis deve ser investida na construção de um campus integrado no atual Campus do Bom Conselho, que foi orçado em R$ 21 milhões. O restante, segundo a Unitau, deve ser empregado na compra de equipamentos.

 

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