Urbam revoga licitação para locação de 400 ônibus elétricos

VLP SJC VLP's
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

Após apontamentos feitos na licitação para a compra de 400 ônibus elétricos em São José dos Campos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) extinguiu o processo e a prefeitura revogou o certame que previa a locação dos veículos para transporte de passageiros sem motorista.

 

A licitação já estava suspensa desde março pelo TCE, que recebeu representações feitas por vereadores e a empresa CS Brasil. As partes questionaram itens do edital como o fornecimento de carregadores, baterias aos veículos, imprecisão sobre destinatários e ausência de audiência pública.

 

O edital previa a locação de 400 ônibus por um período de 15 anos, com valor total de concorrência que chegava a R$ 3 bilhões. Com a decisão, o conselheiro Dimas Ramalho extingue o processo no TCE.

 

A Urbanizadora Municipal (Urbam) informou por meio de nota que revogou o edital da licitação para reavaliação e nova publicação.

 

Entrave

Essa é a terceira tentativa da prefeitura para locação de ônibus elétricos, que iriam substituir a frota convencional do transporte público na cidade. O procedimento havia sido retomado no início de fevereiro após fracasso nas tentativas anteriores.

 

O edital previa aluguel de 400 veículos (sem motorista) por um período de 15 anos (180 meses). Os veículos seriam zero quilômetros e contariam com ar condicionado e carregador de celular.

 

A ideia era de que os veículos fossem usados por outra empresa que vencesse uma nova licitação para operar o sistema do transporte público. Esse pregão ainda não foi aberto. Atualmente, três empresas operam o serviço no município.

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!