Justiça decreta prisão de 4 suspeitos de envolvimento em ataque a assentamento do MST

MP cobra garantia de proteção às vítimas do ataque Assentamento, em Tremembé
Manifestação em memória as vítimas, ocorrida em 18/01. Foto: Léo Poli

A Justiça decretou a prisão de quatro pessoas suspeitas de envolvimento no ataque a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé, no início deste ano.

O ataque aconteceu no dia 10 de janeiro, no assentamento Olga Benário. O líder da comunidade, Valdir Nascimento, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 27, foram assassinados a tiros. Seis pessoas também ficaram feridas na ação.

A prisão preventiva dos suspeitos foi decretada após denúncia do Ministério Público de São Paulo. Um dos suspeitos, Antônio Martins dos Santos Filho, mais conhecido como “Nero do Piseiro”, está preso e outros três suspeitos estão foragidos.

A denúncia feita pelo MP contou com participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Os promotores responsáveis pelo caso afirmam que o crime foi praticado por motivo torpe, propiciando perigo comum e mediante recursos que dificultaram a defesa das vítimas.

O MP afirma que “A investigação apontou que um dos autores havia ocupado um lote no assentamento de forma irregular, sendo na oportunidade avisado de que não poderia mais permanecer ali. A situação gerou discussão e ameaças às vítimas, inclusive promessas por parte de um dos autores de que retornaria mais tarde para resolver a questão. Em seguida, ele arregimentou familiares, amigos e conhecidos, tendo retornado ao assentamento no mesmo dia, tarde da noite, para praticar os crimes. No local, os autores efetuaram diversos disparos de armas de fogo, atingindo as vítimas e assumindo o risco de alvejar outras tantas que sequer tomaram parte na discussão”.

Ainda de acordo com o MP, as investigações continuam para identificar a participação de mais pessoas.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.